Arquibancada Palestrina

Um blog de Palmeirense de arquibancada

Feliz de quem tem um amigo assim, apesar de flamenguista…

Yuji Koyama comemorando gol contra Bélgica. Guararema, Copa de 2002.

Por João Malaia

O que um Palmeirense gostaria de ler ou ouvir hoje, sábado, às vésperas do início das três últimas rodadas de um Brasileiro em que estamos a oito pontos do primeiro time fora do Z-4?

Dá para ter alguma inspiração, dá para elaborar algum texto que dê esperanças aos torcedores, que dê alegria a meu filho? Seria possível, neste caos que nos encontramos, encontrar algum tipo de inspiração?

E eis que nesta semana, fui surpreendido com um email que me fez pensar sobre o Palmeiras, sobre nossa grandeza.

O email em questão veio de uma amigo, que na verdade é um irmão. Seu nome, Yuji Koyama, ou o Japa, como o chamamos. Yuji é amigo de infância, flamenguista doente, daqueles que podemos respeitar. O cara mora em Jacareí, já morou em Campinas (quando fez Engenharia Civil na Unicamp), São Paulo, Rio de Janeiro, Guararema e sei lá mais onde. Sempre com uma marca: acompanhando a porra do Flamengo em tudo quanto é jogo.

Moramos juntos um tempo, na verdade, eu encostei no sítio dele em Guararema durante anos, quando trabalhava no Vale do Paraíba. E o Japa, apesar de Flamenguista e além de amigo-irmão, é um profundo conhecedor de esportes. E sabe bem quem é quem, principalmente no quesito torcedor. Respeita quem sofre com o futebol, torcedores como eu, que respiram seu time, no meu caso, o Palmeiras.

Essa história do Yuji tem um lado triste. Há pouco tempo, o Japa perdeu os pais. Dois seres humanos maravilhosos: “seu” Takeshi, um monstro sagrado do conhecimento, santista, amigo do peito do Yuji e de todos os nossos amigos. O velho Koyama se foi e pouco tempo depois, se foi também sua esposa, a mãe do Japa, “dona” Aiko, impossível de descrever com palavras. Aliás, considerava, e considero, os dois, parte da minha família, meus tios.

Dona Aiko sofreu o acidente no dia em que o Palmeiras disputava a final da Copa do Brasil. O Japa não me ligou para avisar. No velório, com os olhos em lágrimas, me disse: “Johnny Boy, não te avisei no dia por que sabia que você estava vendo o jogo e não queria estragar sua comemoração”.

O que dizer para um cara desse? Que tipo de respeito, admiração e carinho um cara tem por você para te poupar de uma notícia trágica para que você volte a comemorar um título depois de dez anos?

Depois disso, ficamos um tempo sem ter contato. Vida puxada daqui, vida puxada de lá, muito desleixo daqui e eis que o Japa me manda um email. A primeira comunicação depois de meses.

E vejam o que o Japa, flamenguista desgraçado, me escreve:

“E ai palmeirense

Adivinha quem vai despachar ocês pa segundona!!!

Não chora não

Ano que vem cai pra Terceira

Pena do Henrique! Só não vale virar tricolor hein!

Abraço”

Não tem jeito. Não nos falamos desde o velório da mãe dele e meses depois ele me manda um email desse.

Sabem de uma coisa? Obrigado, Palmeiras! Obrigado pela sua grandeza, tão grandeza que mesmo com um bando de filho da puta tentando acabar com você, você resiste e é motivo para aproximar pessoas. O Palmeiras é grande demais. Eu sei disso, você sabe disso, o Yuji sabe disso.

Este post pode não ter nada a ver. Para mim, é exemplo da grandeza do Palmeiras. E uma oportunidade para homenagear um dos meus grandes amigos. O cara que eu conheço que mais manja de esportes no mundo. Um dos caras mais verdadeiros e parceiros com quem tenho o prazer de dividir esta passagem por aqui. Um cara que já segurou minha barra, barra do meu casamento, até da minha cachorra.

Show de bola, Japa. A gente não cai para a Terceira, não. Você sabe disso.

E, se cair, eu estarei lá! Você sabe disso, também!

Feliz de quem pode dizer que tem um amigo assim. Um irmão. Apesar de flamenguista.

E vamos pra cima do Flamengo!

Deixe um comentário:

Informação

Publicado às novembro 17, 2012 por em Tensão Pré-jogo e marcado , , , .

(Publicidade Gratuita até 20/05/14) #AvantiBasqueteSEP

@ArqPalestrina

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

