Arquibancada Palestrina

Um blog de Palmeirense de arquibancada

Hoje é dia de despedida…

são-marcosPor Marcelo Ricci

Toda despedida é difícil. Se despedir de um amigo que foi morar longe, de um parente que faleceu, da namorada que viajou. Essa parada é foda e quando se trata de uma pessoa que gostamos, sempre rola uma emoção a mais.

E hoje não vai ser diferente. Hoje é dia despedida. De um, ou melhor, do goleiro. De um dos maiores ídolos (se não o maior) da Sociedade Esportiva Palmeiras. De um Santo. Despedida do São Marcos de Palestra Itália. E como já dito, a despedida de uma pessoa querida é sempre dolorosa. Assim, arrisco a dizer, sem medo, que não exista um palmeirense sequer que não tenha apreço pelo nosso eterno camisa 12. Por isso, hoje, para todo  palestrino alviverde, é um dia marcante.

Poderia ser mais: como haviam planejado o jogo poderia ser dia 12/12/2012, fazendo da data alusão ao número da camisa que o eternizou. O parceiro do blog, João, pode falar melhor sobre essa falta de respeito (de novo) com o torcedor palmeirense. Até em dia de festa há desrespeito com o palmeirense. Ele havia comprado o ingresso ainda quando o jogo estava marcado para o dia 12, como muitos torcedores. Seu pai, seu João, chega no Brasil dia 11, a noite, no Rio de Janeiro. A programação seria sair do Rio com toda a sua família e vir para São Paulo e ver a despedida do Santo. O resto da história já dá pra entender… Ele teve que cancelar a compra do ingresso. Essa e outras histórias de sacanagem com o torcedor palmeirense estão presentes aqui no blog.

Outro desrespeito com o torcedor, trata-se do Programa do Sócio Torcedor Avanti. Desde que lançou, nas vésperas das partidas finais da Copa do Brasil deste ano, me associei na loucura de conseguir um ingresso. E deu certo. Desde então, venho pagando a mensalidade mas sem motivo nenhum, afinal sempre vou ao Palestra comprar meu ingresso como sempre fiz pra poder guarda-lo como documento. Quando percebi isso, parei de pagar a porra dos 20 conto. Semana passada mandei um e-mail pro Avanti perguntando se haveria algum problema na minha inadimplência no dia do jogo de despedida do Marcos para passar na catraca. Comprei meu ingresso ainda quando era exclusividade dos torcedores Avanti. Depois de 12 e-mails trocados, por uma pergunta simples (vou ter problema pra passar na porra da catraca com o cartão Avanti? Se sim, me avisa logo que eu pago essa bosta), hoje, ainda, eles não conseguiram me responder. Espero que essa porra não trave na hora que eu for passar.

Mas foda-se tudo isso. Essa burocracia e desrespeito nunca foi diferente. E não vai ser hoje, dia de festa, que vai desanimar qualquer palestrino.

mosaico-são-marcos

São Marcos, recentemente, em entrevista a ESPN revelou que se sente mais a vontade em vestir a camisa do Palmeiras que a da Seleção. Isso me parece óbvio, mas não para a imprensa que chega a categorizar o jogo  em que o goleiro jogará contra sua própria seleção. APAPUTAQUEPARIU! Aqui é Palestra, cazzo!

Aliás, os times já estão escalados. Além de ver mais uma vez o São Marcos em ação, vou poder ver, pela primeira vez, alguns outros jogadores do Palmeiras que tenho uma puta identificação. Em 1999, eu ainda tinha 6 anos. Morava em São José dos Campos e meus pais não me levavam ao Palestra. Então, a maioria desses jogadores, não pude ver na cancha. Hoje é uma oportunidade.

Antes que eu me esqueça, vale a lembrança da infância: um dia, quando moleque, me perguntaram “caso o Palmeiras jogue contra o Brasil, pra quem você torceria?”. A minha resposta eu dei beijando o escudo do Verdão.

Eis as escalações:

PALMEIRAS 1999: Marcos; Arce, Cléber, Roque Júnior e Júnior; Galeano, César Sampaio, Paulo Nunes e Alex; Oséas e Edmundo
Técnico: César Maluco

BRASIL 2002: Dida; Cafu, Antônio Carlos, Edmílson e Roberto Carlos; Juninho Paulista, Ricardinho, Edílson e Rivaldo; Luizão e Ronaldo
Técnico: Luiz Felipe Scolari

(Para os torcedores do tipo “ola”, que foi ao Pacaembu ver a despedida do Ronaldo-Gambá na seleção, olha ele aí de novo. Vocês que pagaram no mínimo 140 pau (tobogã), ACEITA. E nunca na história, ele fez gol no Marcão. NÃO vai ser hoje que a história vai mudar.)

Na Arquibancada, a Mancha AlviVerde foi barrada pela FPF, ainda que o jogo seja amistoso e festivo. “Vai que”, né FPF? “Vai que”. Mas isso não foi problema para a Torcida Organizada, que vai contar com a Escola de Samba Mancha Verde, mosaico, bexigas, plásticos e acima de tudo: a garganta. A festa hoje é nossa, palestra.

Os dois sentimentos, que só se juntam numa despedida, vão pairar hoje, às 22h, na cancha municipal: a alegria, de ver pela última vez, e a tristeza, em nunca mais ver.

Mas uma coisa é certa: São Marcos foi, durante toda a história dele pelo o Palmeiras, um goleiro-torcedor, que virou Santo. Hoje, vamos nos despedir do goleiro Marcos, mas ainda teremos um Santo torcendo pelo Palestra.

SAO-MARCOS

E o grito nunca vai se calar: PUTA QUE PARIU, É O MELHOR GOLEIRO DO BRASIL: MARCOS!

———————–

Em tempo: Me surge um questionamento: Se ele é o São Marcos de Palestra Itália, será que haverá a sua despedida do (em) seu templo também?

Anúncios

Um comentário em “Hoje é dia de despedida…

  1. Douglas
    dezembro 11, 2012

    E eu tinha 10 anos em 1999… Utilizava uma máscara do MISTER M e uma camisa 12…. Uma das lembranças mais belas da minha infância.

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em dezembro 11, 2012 por em Tensão Pré-jogo.

(Publicidade Gratuita até 20/05/14) #AvantiBasqueteSEP

@ArqPalestrina

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

%d blogueiros gostam disto: