Arquibancada Palestrina

Um blog de Palmeirense de arquibancada

Uma homenagem às Torcedoras Palestrinas

Por João Malaia (@ArqPalestrina)

Uma homenagem às torcedoras virtuais que encantam nossa arquibancada palestrina virtual com seu charme, beleza, encanto e…palavrões, cornetadas. xingamentos. Parabéns, meninas!

Palestrinos e Palestrinas,

Há algum tempo dedico meus estudos a entender como o futebol se tornou um fenômeno tão popular no Brasil. Meus estudos recaem, portanto, nas primeiras quatro décadas do século XX. Recentemente, escrevi com outros três autores um livro de título “A Torcida Brasileira“. Já comentei a respeito dele aqui no blog.

Meu capítulo tratava desse período e desde meu doutorado, quando pesquisei a profissionalização do futebol no Rio de Janeiro, uma coisa me chamava à atenção: o papel da torcedora nos estádios.

Isso mesmo, o papel das mulheres na arquibancada. Lá no livro, dedico umas tantas páginas a falar desse fenômeno. Deixo aqui com vocês apenas uma palhinha de uma crônica anônima da revista carioca Careta, publicada em 1919, durante a disputa do Campeonato Sul-Americano daquele ano:

“Essas distintas senhoras e senhoritas que acompanham com febre as evoluções dos jogadores, os movimentos dos pés, os saltos da bola – passaram delirantes horas de felicidade ansiosa e cruel.

Houve damas, que na fúria e na angústia da torcida, quebraram as unhas que levaram meses a crescer, para poderem ser cortadas em ameaçadoras pontas triangulares, esfiaparam lenços e faixas que não custaram barato, dilaceraram vestidos que lhes ficavam muito bem, arrancaram tacões batendo com os pés no chão, perderam luvas, extraviaram leques, retorceram músculos, desequilibraram os nervos para muito tempo e voltaram para casa levando as olheiras de verdade por baixo das olheiras pintadas” (“O FOOT-BALL”. Careta, 17 de maio de 1919, n. 569, Anno XII, pp. 7 e 8).

Genial!

E quando comecei a fazer o Twittadas, eis que a mulherada compareceu em peso.

Nesta véspera de Natal, esta é a nossa primeira homenagem aos nossos seguidores. Neste caso, às nossas seguidoras. Junto de cada uma de nossas torcedoras, estará uma caricatura publicada na época. A maioria delas é de um cartunista muito famosos no início do século, J. Carlos.

Apresentamos agora, nossas companheiras virtuais de sofrimento e de alegria, as TORCEDORAS DA ARQUIBANCADA PALESTRINA! Adoramos vocês!

Flavia Camargo, torcedora que canta e vibra. O último tuíte foi quando apareceu um caixão verde e branco na torcida do Fla-lixo. Caricatura de J. Carlos.

Imagem1Edna Polisel, torcedora que canta e vibra e que chama na chincha! Caricatura de J. Carlos.

Imagem2Jessica Borba, torcedora que canta e vibra. E que sempre tem um comentário inteligente na ponta língua. Caricatura de J. Carlos.

Imagem3Mariane, torcedora que canta e vibra. Apoiou sempre, mas no fim já via que não havia como piorar. Caricatura de J. Carlos.

Imagem4Lohany Lepinsky, torcedora que canta e vibra. Fera do Twitter, amor ao Palmeiras até o infinito. Caricatura de J. Carlos.

Imagem5Carol, torcedora que canta e vibra. Pronta para cornetar nosso fraldão, Luan! Caricatura de J. Carlos.

Imagem6Mariane Rodrigues, torcedora que canta e vibra. Mete a boca em todo mundo sem dó! Aqui, comemorando gol de mão do Barcos. Caricatura de J. Carlos.

Imagem8

Fernanda Muniz, torcedora que canta e vibra. Há tempos companheira do Arquibancada Palestrina. Caricatura de J. Carlos.Imagem9

Isabella Lourenço, torcedora que canta e vibra e uma das máximas expressões de se acompanhar o jogo pelo Twitter. Caricatura de J. Carlos.

Imagem10Marina, torcedora que canta e vibra elogiando a arbitragem. Caricatura de Belmonte, para a revista A Cigarra.

Imagem11Cinthya, torcedora que canta e vibra. Sofredora como nós, informante aos desesperados do twitter. Caricatura de Belmonte, para a revista A Cigarra.

Imagem14

Espero que vocês gostem dessa pequena homenagem. Continuem enchendo nossa arquibancada virtual de xingamentos, alegrias e tudo mais!

E em breve, as melhores Twittadas Palestrinas do ano. Feliz Natal!

Um abraço,

João Malaia

Anúncios

7 comentários em “Uma homenagem às Torcedoras Palestrinas

  1. lolepinski
    dezembro 22, 2012

    PUTA MERDA. QUE POSTAGEM FODA!!!!!!!! Parabéns ♥ Eu amei. VAI PARMERAS!!!

  2. VaL_:) (@valmir_mv)
    dezembro 22, 2012

    HUAHUAHUA Esse John é foda!
    Desde que resolveu seguir os meus conselhos está representando e bem, he he he.
    Isso ae irmão, continua a me seguir para vc BRILHARRRRRRRR.
    HUAHUAHUAHUAHAUA

  3. Cinthya
    dezembro 22, 2012

    Sensacional!! Eu e todas as torcedoras espalhadas Brasil a fora agradecemos a linda homenagem.

  4. EDNA APARECIDA POLISEL
    dezembro 27, 2012

    Realmente uma belíssima homenagem asTorcedoras Palestrinas que tanto cantaram e vibraram neste ano de 2012, excelente trabalho de João Malaia e J.Carlos e de todos os envolvidos, adorei ! Parabéns !!! vamos repetir a dose em 2013 ! #AvantiPalestra !!!

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em dezembro 22, 2012 por em Quando a bola não rola.

(Publicidade Gratuita até 20/05/14) #AvantiBasqueteSEP

@ArqPalestrina

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

%d blogueiros gostam disto: