Arquibancada Palestrina

Um blog de Palmeirense de arquibancada

É hoje! Clássico PALMEIRAS x spfw

Por João Malaia (@ArqPalestrina / @jmalaia)

Hoje é dia de clássico. Isso, temos clássico na capital paulista hoje, numa terça-feira, às 20h30. Palmeiras e SPFW se encontram, mas não na cancha, 11 contra 11. Hoje, o clássico acontece no eletrizante futsal. E o mando de campo é das bibas.

O jogo terá transmissão ao vivo pelo Sportv e coloca a frente a equipe do Suzano/spfw, 7º colocado, contra o Palmeiras, 9º colocado. O jogo será realizado no Ginásio Presidente Ciro II, na Penha, de propriedade da Federação Paulista de Futsal. O ginásio, localizado na Zona Leste, é de difícil acesso. O metrô mais próximo, estação Penha, fica a 4 quilômetros do Ginásio. A referência mais comum, quando se pergunta aonde fica esse ginásio é que fica próximo do clube dos lixos, como disse nossa parceira, a Vanessa.

Aliás, os créditos devem ser dados: é a Vanessa que está agitando pesado a galera para comparecer na Zona Leste hoje e dar uma força para os nossos jogadores e comissão técnica. Incansável, tem chamado a galera no Facebook e Twitter, e se eu comparecer hoje lá, tem muito a ver com o árduo trabalho em prol do nosso clube.

E para quem não tem carro, como eu, e não é um profundo conhecedor da cidade de São Paulo, como eu, percebe que é bem difícil chegar até o local do jogo. Eu, com meus 12 anos de São Paulo, confesso que a Zona Leste é um território que não conheço absolutamente nada. Aliás, para não dizer que não conheço nada, tem um trajeto que fiz durante muito tempo que conheço: metrô Tatuapé e ônibus para o aeroporto de Guarulhos. E não é que essa linha serve para ir ao Pres. Ciro II?

Pois é. A linha de ônibus que sai do metrô Tatuapé e vai para o aeroporto de Guarulhos passa em frente aos lixos. E dali podemos acessar, a pé, cerca de 800m adiante, o tal ginásio.

Vejam aqui o mapa que está no site da Federação.

mapa FPF

É, porque se você digitar esse endereço que eles dão no google maps (Av. Cond. Elizabeth Robiano, 5120 – Penha – São Paulo – SP), o que aparece…

mapa ginasio fpf googleE o site da federação é uma zona, para variar.

Aí entra um pouco mais de indignação com a gestão do esporte no Brasil. Um puta jogo desse, de um dos esportes mais praticados no Brasil, talvez o mais praticado entre crianças do sexo masculino nas escolas, ruas e parques do Brasil, que vai passar ao vivo no maior canal de televisão por assinatura do país vai ser jogado em um ginásio para 1.800 pessoas de difícil acesso por meio de transporte público.

Só se fala em profissionalização do esporte no Brasil, em Copa de 2014, Jogos de 2016 e esquecem-se que há uma estrutura mínima que precisa ser desenvolvida para atender ao consumidor de esportes. Este é mais um exemplo de péssima gestão do esporte, de uma visão muito mal  construída acerca do esporte enquanto produto, enquanto mercadoria. Não há o mínimo de planejamento, os organizadores se esquecem que estão trabalhando com milhares de torcedores fanáticos dessas duas agremiações que adorariam pagar 5, 10 reais para ver essas equipes no ginásio do Ibirapuera.

Não se tem noção do potencial que há no Brasil para trabalhar esses consumidores, aqueles que estão no topo da pirâmide do consumo dos esportes. Aqueles que são exaustivamente estudados em países como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Alemanha e que aqui são tratados como merda.

Hoje, Palmeirense, se o jogo fosse organizado decentemente, você estaria entusiasmado para ver jogadores como nosso goleiro Erick. Um cara que cata pra caralho, sai jogando com os pés como se fosse jogador de linha, tem uma bomba com o pé direito e que joga com uma raça indescritível. Erick é daqueles jogadores que bate boca com a torcida adversária. Nego fica na orelha dele e ele manda calar a boca, manda ficar quieto. Erick dá bronca nos nossos jogadores e comemora com a torcida. No último jogo, reconheceu o esforço dos poucos que estavam no ginásio do Palestra apontando para aqueles que berravam pelo nosso clube.

erick

Foto: Fábio Menotti/Ag Palmeiras/ Divulgação. Site Palmeiras

Nada disso. Hoje, você vai ver um jogo entre dois dos maiores clubes do país, nesse esporte espetacular, na televisão. E já vai com sorte. Mas vai ver um ginásio, provavelmente, vazio. Eu estou tentando arrumar um jeito de ir para lá. Estou sozinho, Marcelo está em São José dos Campos e só volta mais pro fim da semana. Mas não sei se vou ter pique para ir. E o bumba que vai para Guarulhos custa 4,10. Ou seja, como tenho que pegar metrô, lá vamos para quase 15 reais ida e volta. Segundo me informaram pelo telefone na Federação Paulista, não há cobrança de ingressos.

Hoje, durante o dia, não com muita frequência, vou postar aqui informações adicionais que a galera for repassando. Se você for ao ginásio, me avise pelo nosso Twitter ou Facebook. Além de tudo, o jogo é contra o São Paulo. As torcedoras delas costumam ficar assanhadas quando jogam contra nós.

Força, Palmeiras.

 

Anúncios

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em março 26, 2013 por em Uncategorized.

(Publicidade Gratuita até 20/05/14) #AvantiBasqueteSEP

@ArqPalestrina

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

%d blogueiros gostam disto: