Arquibancada Palestrina

Um blog de Palmeirense de arquibancada

Por que a Taça Libertadores é obsessão?

Por João Malaia (@ArqPalestrina)

taca-libertadores

E mais uma vez estamos frente a nossa maior obsessão. Ou pelo menos, aquilo que foi nossa maior obsessão: a Taça Libertadores. Nossa história comprova isso.

Até pouco tempo atrás, o Palmeiras era o time que havia participado mais vezes na Libertadores. Os fracassos dos últimos anos fizeram com que o ex-time da moda, o SPFW, nos passasse nesse quesito. Mesmo assim, depois de anos de gestões desastrosas e duas séries B pelo caminho, o Palmeiras é o segundo time brasileiro com mais participações no torneio: 15. As meninas tem 16, apenas uma participaçãozinha a mais que nós. E o time da moda? Ah, os gambás ainda precisam que a gente fique de fora cinco anos seguidos com eles participando em todas essas cinco edições para nos passar.

Os bambis, ex-time da moda, também chegaram a mais finais que o Palmeiras: 5 deles, contra 4 nossas. E enquanto o Palmeiras já entrou mais de 140 vezes em campo pela competição, nossos rivais gambás, pequenininhos coitados, completaram só agora 90 jogos. Só o Marcão jogou quase dois terços de jogos (57) que os gambás fizeram em toda sua história pela Libertadores. Pequenininhos, coitados.

O que estes simples números nos mostram? O que a análise dos números de 1961 a 2013 da maior competição do continente podem nos ajudar a compreender?

Fácil: que o Palmeiras é um time de história na Libertadores. Nossas constantes participações, ao longo de mais de cinco décadas, nos fazem poder passar alguns anos sendo incompetentes ao ponto de não participarmos de algumas edições nos últimos anos (como a edição de 2010, em que estivemos fora por perder de maneira inacreditável o Brasileiro de 2009) e de não chegarmos em uma final desde 2000.

Portanto, Palmeirense, hoje é dia de você lutar para continuar fazendo a história do seu clube. É dia de sair do marasmo e vestir uma camisa que fará hoje o seu jogo de número 144 na competição. E só a força de nossa torcida poderá nos fazer continuar aumentando essa marca. Fazendo com que nosso time continue a ser o time brasileiro de maior projeção na América do Sul. Sim, continue a ser. Quem já andou pela América do Sul sabe do que falo.

Chegou a hora de rapar o cofrinho, vender latinha de alumínio, pegar um dinheiro emprestado e correr para o Pacaembu. Não para apoiar um time da moda, ou um time que vive da moda que criou nos anos 1990. Não, Palmeirense. É para apoiar nossa história. É para apoiar essa instituição que leva o nome do Brasil com austeridade pelos quatro cantos da América.

É preciso que os jogadores que envergam essa camisa, que constroem essa história atualmente saibam disso. Saibam que são agentes da história. E cabe a nós torcedores, o elemento motor do espetáculo, aqueles que fazem a história do clube desde o dia que nascem até o dia em que morrem, lembrarem a esses senhores que estão de passagem por nossas terras que aqui é Palmeiras. Aqui estamos continuamente construindo a história de sermos um gigante da América.

Chegou a hora, Palmeirense. Não importa o time, não importam os jogadores, não importa o esquema tático. Para nós da torcida, importa apoiar os 90 minutos, pulsar ao som da bateria e cantar. Cantar pela camisa. Cantar pela história. É isso que importa.

_________

A maioria dos dados estatísticos do Palmeiras foi obtido na Porcopedia. Parabéns ao Fabio Tatu pelo excelente trabalho.

Anúncios

2 comentários em “Por que a Taça Libertadores é obsessão?

  1. Daniel Moreira
    abril 2, 2013

    Sensacional post, Casquinha! VAI PALMEIRAS

  2. Henrique Rodriguez
    abril 2, 2013

    Perfeito!

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em abril 2, 2013 por em Uncategorized.

(Publicidade Gratuita até 20/05/14) #AvantiBasqueteSEP

@ArqPalestrina

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

%d blogueiros gostam disto: