Arquibancada Palestrina

Um blog de Palmeirense de arquibancada

Dia de basquete: hora do agradecimento e dúvidas no ar.

Por João (@ArqPalestrina)

Jogadores em festa ao final do jogo contra o Minas. Foto: Fabio Menotti

Jogadores em festa ao final do jogo contra o Minas. Foto: Fabio Menotti

Hoje começa a despedida da temporada da NBB para nosso time de basquete. Temos duas partidas (uma hoje contra o Joinville, outra sábado, contra o Limeira) que, se não servem para nos classificar para os playoffs, servem para muita, mas muita coisa mesmo em relação ao futuro desse time. Nós somos o time com uma das maiores sequências de vitórias seguidas em casa do campeonato. Já lá vão sete partidas invictos no Palestra. E podemos chegar a nove.

Mas não é apenas uma série de vitórias que pode ser aumentada. Ao se encerrar nossa temporada do NBB, no próximo sábado, contra o Limeira, os jogadores entram de férias até agosto, quando começa o Campeonato Paulista. Temos outras coisas que estão em jogo nessas duas partidas finais. E uma delas é a própria manutenção de um time competitivo e de jogadores de alto nível que possam garantir um bom nível de competitividade para nós.

Ontem, estive presente junto com Marcelo à partida do basquete sub-20 contra o Banespa. Ali, pudemos ver os garotos da nossa base dando um show, inclusive com enterradas, assistências de ponte aérea e tudo mais. O resultado final foi 94 a 35 para o Palmeiras. E para nossa surpresa, quem estava ali no ginásio praticamente vazio vendo nossos meninos? Caleb Brown, Wiggins, Tyrone e Guto.

Ginásio cheio contra o Bauru. Lance livre de Marcão. Foto: Fabio Menotti

Ginásio cheio contra o Bauru. Lance livre de Marcão. Foto: Fabio Menotti

Isso mesmo. Quatro jogadores do nosso time profissional estavam ali vendo o jogo e dando uma força para a molecada. Alguém já viu isso no futebol? Imaginam o Valdívia indo assistir um jogo do Palmeiras sub-20? Pois é. No basquete é diferente. E, ao final do primeiro tempo, batemos um papo com os jogadores.

E perguntamos se os mesmos saiam de férias e quando voltavam. Eles disseram que depois de sábado é férias. E que depois, voltam para o Paulista “apenas aqueles que renovarem”. E essa frase me deixou preocupado. Apesar da confiança dos jogadores em permanecer, havia uma incerteza pairando no ar. E isso não é bom.

Depois do que esse time fez em sua primeira NBB, os jogadores-chave do nosso time (e ontem estavam ali quatro deles, diria que, junto a Thiagão, Marcão e Pecos, esses são os esteios do nosso time) mereciam estar já de contrato renovado. Além deles, outros jogadores tem sido muito importantes, como Colonese, Lino, Rodrigo, Mudo, Caio (que se machucaram durante a temporada) Jordan e nosso querido Palmeirense Gustavo Scaglia, que está começando a meter bola de 3 pontos uma atrás da outra. E temos ainda nossa joia que está sendo lapidada: Wesley Sena. O garoto tem 2,08m, faz 17 anos em maio e joga muito. Ontem, no sub-20, deu um show de enterradas, tocos e rebotes. E não podemos esquecer do Léo, outro jogador da base, de 18 anos que vem se destacando também no sub-20.

Mais: qualquer gestor de um time de basquete mais ou menos já deve saber que os jogadores do Palmeiras estarão livres ao final desta semana.

Sem patrocínios na camisa e vendo o futebol profissional reclamar de salários atrasados e de falta de dinheiro, confesso que estou com muito medo. Esse time de basquete do Palmeiras nos trouxe alegrias e manifestações pelo Palmeiras que o futebol nunca proporcionou e dificilmente proporcionará. São esportes diferentes, por isso sensações diferentes.

Nossos jogadores de basquete pegaram o gosto da nossa torcida. Os caras adoram jogar junto da gente. Eles terminam os jogos em vem na beira da quadra abraçar os torcedores. Os caras se matam em quadra, se jogam nas bolas e, principal, adoram nossas crianças, dando a elas toda a atenção que elas merecem.

Crianças no apoio do time durante o tempo técnico. Foto: Fabio Menotti

Crianças no apoio do time durante o tempo técnico. Foto: Fabio Menotti

Já disse aqui: ir a um jogo do Palmeiras é um exercício de Palestrinidade. Muitos dos amigos deste blog e dos autores deste blog sabem muito, mas muito bem disso: Vanessa Amaral, Fernando Gallupo, Khouri, Bruno D’Angelo, Luiz Slovak, Samir Kelvin, ou Lucas Lameirinhas e Higón (que também costumam acompanhar) e muitos outros que não sei o nome, mas que conheci ali, nas bancadas do nosso ginásio. Pessoas que compartilham comigo um amor inexplicável pelo Palmeiras. E pelo basquete do Palmeiras.

Torcida no apoio contra Bauru. Foto: César Menotti

Torcida no apoio contra Bauru. Foto: César Menotti

Por tudo isso, Palmeirense, você tem a obrigação de estar presente nesses dois jogos para mostrarmos para nossa diretoria que queremos muito esse time. E que esse time de basquete está promovendo algo que é o inverso do futebol. Está dando orgulho nos jovens Palmeirenses. Nós, mais velhos, já temos o rumo definido. Mas nossas crianças, em um mundo midiático e gambatizado como este está se tornando, precisam desse tipo de coisas. Arrisco a afirmar que esse deveria ser o nosso maior investimento. Esse clube é carregado pela torcida, não pela mídia, não pelo Estado. E precisamos manter essa chama acesa. Não tenham dúvida que o basquete está fazendo direitinho esse papel.

Por isso é preciso ter no que se agarrar. E esse time de basquete é algo para ser abraçado, agarrado e carregado nas costas.

Enterrada de Wiggins. Show no Palestra. Foto: Fabio Menotti

Enterrada de Wiggins. Show no Palestra. Foto: Fabio Menotti

Parabéns a todos os jogadores que nos ajudaram nesse processo de transformação do nosso basquete. Agradeço, de coração, aos torcedores que tem acompanhado esse time e se esgoelado comigo nas arquibancadas, fazendo esse time arrancar da lanterna e de um rebaixamento certo para disputar uma vaga nos playoffs até a ante-penúltima rodada.

Não pensem que estarão sozinhos hoje e sábado. Não estarão. E estarão para sempre, independentemente do que acontecer, nos nossos corações. Marcaram nossas histórias. Marcaram nossas vidas. Obrigado.

Anúncios

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às abril 4, 2013 por em Basquete Palmeiras e marcado , , , , .

(Publicidade Gratuita até 20/05/14) #AvantiBasqueteSEP

@ArqPalestrina

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

%d blogueiros gostam disto: