Arquibancada Palestrina

Um blog de Palmeirense de arquibancada

#AvantiBasqueteSEP Paulista sub-17: PALMEIRAS 73 x C.Militar 55

@ArqPalestrina

Vitória excepcional do basquete sub-17 contra o Círculo Militar, pela 11ª rodada da fase inicial do Paulista 2013. O site da FPB ainda não foi atualizado, mas pelo que está no regulamento, o Palmeiras passou o SESI e é agora o 3º no seu grupo, atrás de Limeira e Internacional de Regatas, de Santos.

Com a vitória, o Palmeiras praticamente garantiu a classificação para a chamada “fase de classificação”. Essa fase é disputada entre as quatro primeiras equipes de cada grupo, em turno e returno. Depois, de acordo com a classificação, organizam-se os playoffs entre essas mesmas oito equipes.

No nosso grupo, já estão praticamente classificados, além do Palmeiras, o Internacional, o Limeira e o SESI. Dessas, o Palmeiras perdeu as duas para o Limeira e perdemos uma para o Internacional. E ainda faremos 3 jogos nessa fase inicial: Jacareí (lanterna do grupo, dia 13/6, no Vale do Paraíba); Santo André (6º do grupo, 19/6, no Palestra); e SESI (4º lugar, 30/6, em Franca).

No outro grupo, estão classificados Pinheiros e São José. Paulistano está praticamente garantido. E brigam pela última vaga Metodista e Automóvel Clube. O Pinheiros parece ser o time a ser batido. Mantendo a tradição, o clube tem uma base fortíssima e tem 10 jogos e 10 vitórias na competição. O time tem 321 pontos de saldo, líder disparado no quesito. Atrás dele vem justamente o Palmeiras, com 207 pontos de saldo.

A vitória de ontem foi muito importante, não apenas para a classificação, mas para dar confiança para a molecada e para o treinador. As próximas rodadas e a estranha “fase de classificação” (estranha pois todos os times que jogam essa fase já estão classificados e não serão eliminados nessa fase; serve apenas para continuar a pontuação e acertar o chaveamento dos playoffs), são importantes para o Palmeiras tentar ficar em 1º ou 2º, para  poder decidir os playoffs em casa.

E se o Pinheiros for o time a ser batido, melhor. Serão partidas aqui em São Paulo. E do jeito que nossa torcida está começando a abraçar o basquete e o futsal, tanto no principal, quanto na base, vamos invadir o Pinheiros. E a molecada vai pirar. E jogar no ritmo da torcida.

Ginásio Palestra Italia

Ginásio Palestra Italia

Os destaques do jogo aparecem arrebentando no vídeo que postamos aqui. Victor estava com a mão afiada nos três pontos. Wesley dominou o garrafão. Murilo partia para dentro do garrafão dos caras sem medo. Maurício também. Mas o destaque da partida foi Pedro. Enterradas, tocos e rebotes fizeram parte do arsenal distribuído pelo garoto, ontem.

O placar foi construído com calma e logo no primeiro quarto, quando chegamos a abrir 10 pontos. O banco do Palmeiras participou bastante do jogo, tanto quando entrava em quadra, quanto de fora. Importante agora é seguir nesse ritmo.

Deixo aqui, mais uma vez, uma impressão geral sobre a base do nosso basquete. O trabalho é muito bem feito e, se mantivermos o time principal, vamos ter muitos garotos defendendo nosso time na NBB. Garotos de qualidade. De muita qualidade.

O banco, e a arquibancada ao fundo. Siro, diretor, Lucas, coordenador, e a molecada do sub-16 e sub-19 ao fundo

O banco, e a arquibancada ao fundo. Siro, diretor, Lucas, coordenador, e a molecada do sub-16 e sub-19 ao fundo

E, além da qualidade, esses jogadores terão um algo a mais com nosso time, que os outros não tem: uma identificação enorme com a torcida. Desde moleques estão sendo participando da nossa “cultura de ginásio”. Não são os pais deles que estão lá torcendo. São Palmeirenses. E além de Palmeirenses, seus colegas de outras categorias da base do principal. Ou até mesmo de outras modalidades.

Atletas do sub-16 e do sub-19 estavam presentes para apoiar.

Atletas do sub-16 e do sub-19 estavam presentes para apoiar.

Torcida e jogadores de todas as categorias, juntos, batendo papo, se divertindo, se conhecendo e torcendo juntos. Depois, nós vamos lá torcer para eles. E eles sabem quem nós somos e que podiam confiar na gente.

Torcida e garotos da base do sub-16 e sub-19 no ginásio apoiando o sub-17: cultura de ginásio

Torcida e garotos da base do sub-16 e sub-19 no ginásio apoiando o sub-17: cultura de ginásio

Aqui no Palmeiras é assim. Todos ficando juntos, todos unidos. Sempre que possível, uma ação que possa contribuir. Eu sou historiador. Mas pelo Palmeiras, me permito pensar no futuro. Sonho em um dia ver um moleque desses fazendo o jogo da vida, se matando e levantando um caneco para nós. E dizendo: “Esse caneco é para a torcida do Palmeiras”.

_______

Texto: João Malaia

Vídeo: João Malaia (imagens) e Marcelo Ricci (edição)

Anúncios

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em junho 6, 2013 por em Uncategorized.

(Publicidade Gratuita até 20/05/14) #AvantiBasqueteSEP

@ArqPalestrina

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

%d blogueiros gostam disto: