Arquibancada Palestrina

Um blog de Palmeirense de arquibancada

Conheça Átila dos Santos: o mais novo reforço do basquete do Palmeiras

Por João Malaia (@ArqPalestrina)

atila jpeg

O Palmeiras anunciou hoje a contratação do jogador de basquete Átila dos Santos, que estava jogando no Balkan time que foi semifinalista  do campeonato búlgaro. Apesar de não ter muitos resultados expressivos em competições internacionais, a Bulgária conta com um campeonato bastante equilibrado com três a quatro times disputando não só o campeonato nacional, como também a Liga Balcânica  e a Eurocopa.

Átila tem um currículo de respeito, que pode ser checado na íntegra no site da eurobasket.com. O novo pivô do Palmeiras nasceu em Salvador e se mudou para os EUA com 20 anos para jogar o campeonato universitário NCAA pelo North Iowa Panthers. Sua estreia foi na temporada 2004/2005, atuando em 16 partidas. Na temporada seguinte, fez 23 jogos.

Foi a partir de 2006/2007, atuando pela Minessota State Mankato, mas pela Division II da NCAA, que Átila começou a ganhar destaque no basquetebol universitário norte-americano. Vale lembrar que a NCAA tem três divisões. Quanto mais alta a divisão, maior o apelo esportivo e menor o apelo acadêmico das universidades. Quanto mais baixa a divisão, maior o investimento acadêmico e menor investimento esportivo. Na Division II, Átila teve a oportunidade de atuar muito mais. Em 2006/2007, fez 33 partidas, com média de 9,8 pontos por jogo e 6,5 rebotes. Na temporada seguinte, 29 jogos, média de 16,1 pontos e  10,6 rebotes por jogo. Suas atuações valeram-lhe o título de ALL-NCC player of the year e a convocação e participação no NCAA Division II All Star Game de 2008.

Neste mesmo ano, nosso mais recente reforço despertou a atenção de alguns times da NBA, sendo chamado para os tradicionais treinamentos de pré-temporada com Golden State Warriors, Indiana Pacers, Dallas Mavericks, Milwakee Bucks e Minessota Timberwolves. Ainda em 2008, Átila tentou a sorte pela primeira vez no basquete profissional.

Átila foi contratado pelo BC Euroins- Cherno More, jogando 34 jogos na temporada 2008/2009, com média de 13,7 pontos e 8 rebotes por partida. Seu time foi vice campeão da Liga Búlgara. Ao final da temporada, retornou aos Estados Unidos convidado para os “Summer Practices” do San Antonio Spurs e do Milwakee Bucks.

Na temporada 2008-2009, Átila jogou a Liga Espanhola de Basquete “Oro”, uma espécie de segunda divisão do basquete espanhol, abaixo da Liga ACB. No entanto, no meio da temporada, Átila se transferiu para o Bakersfield Jam, um time californiano da NBA Development League, ou D-League, uma liga menor da NBA. Átila jogou o restante da temporada e fez 20 partidas, com média de 4,5 pontos e 3,8 rebotes por partida.

Na metade de 2010, Átila recebeu então proposta do Flamengo e disputou as temporadas 2010/2011 e 2011/2012, com médias de cerca de 5 pontos e 4 rebotes por jogo na NBB. Sua atuação na defesa foi tão sólida, que o site latinbasket.com deu a ele o título de melhor jogador defensivo do Brasil nas duas temporadas que disputou no país.

Na metade do ano passado, Átila retornou à Europa. Chegou a fazer a pré-temporada com o Hyeres-Toulon, na França, mas acabou assinando com o Balkan, da Bulgária.  Nesta última temporada, Átila participou de 35 jogos e teve média de 10,8 pontos e 8,5 rebotes por jogo.

Veja aqui imagens de nosso mais novo reforço, jogando pelo time verde  e branco da Bulgária:

Átila jogou com Guto, nosso ala, no Flamengo. Guto nos falou sobre a mais nova contratação do Palmeiras:

“Joguei com ele no Flamengo. Defensivamente muito bom… tocos, aguenta firme. No ataque rende bem também. Enterradas na cabeça! kkkk Ótimo jogador, cara!”

É bom frisar que Átila tem twitter ( @AtilaDosSantos ) que já está todo de verde com o símbolo do Palmeiras.

Twitter do @AtilaDosSantos já com as cores e o símbolo do Palmeiras. Exemplo.

Twitter do @AtilaDosSantos já com as cores e o símbolo do Palmeiras. Exemplo.

Simpático, vai respondendo a todas as mensagens dos Palmeirenses que começam a invadir a TL do gigante de 2,08m e 102 kg, que já postou na rede social:

#AvantiBasqueteSEP

#AvantiBasqueteSEP

Está apresentado nosso mais novo reforço. Seja bem-vindo Átila. Dá um toque no Guto, que já jogou com você, e pede para ele te contar um pouco da nossa torcida. Pede para ele te explicar que temos uma música para quando jogamos no Ginásio Palestra Italia: “Não é mole, não! Aqui dentro ninguém ganha do Verdão!”. Ele vai te dar uma ideia do que rola aqui, ok? Esperamos te ver em quadra em breve. Nossa fanática torcida já está com saudade de transformar nosso ginásio no caldeirão verde.  Temos certeza que vai ser um ano excelente!

 

Anúncios

2 comentários em “Conheça Átila dos Santos: o mais novo reforço do basquete do Palmeiras

  1. siro casanova
    junho 10, 2013

    AMIGOS DO ARQUIBANCADA VERDE , COMO DISSEMOS , ESTAMOS DANDO MAIS UM PASSO COM A CONTRATAÇÃO DO ATILA.
    AGUARDEM MAIS UM REFORÇO AINDA ESTA SEMANA.
    SIRO

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em junho 10, 2013 por em Uncategorized.

(Publicidade Gratuita até 20/05/14) #AvantiBasqueteSEP

@ArqPalestrina

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

%d blogueiros gostam disto: